12 de julho de 2013

Pastoral da Juventude de Colombo - Nota da Pastoral da Juventude de Colombo Revindicando Políticas Publicas de juventude e a mudança do horário das Sessões Ordinárias da Câmara Municipal de Colombo.




Colombo/PR , 09 de julho de 2013.

“Envolver-se na política é uma obrigação para um cristão”
“ Nós, cristãos não podemos nos fazer de Pilatos e 
lavar as mãos, não podemos” (Papa Francisco)

A Pastoral da Juventude (PJ) de Colombo vem por meio dessa revindicar um olhar a cerca das juventudes e da violência que as mesmas vêm sofrendo diante da atual realidade do Município de Colombo e juntamente revindicar a mudança do horário das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Colombo.

Os/as Jovens no Município de Colombo são em média 50 mil habitantes, o que significa que somos parte significativa da população de Colombo, aproximadamente 25%. Diante dessa realidade podemos contrapor com a realidade municipal em torno de juventude, vivemos em um município em que não se contempla as juventudes e muito menos se supre a necessidade de políticas públicas de juventude.

Os /as jovens de Colombo vem passando por um processo que pode ser chamado de invisibilidade pública, pois nos últimos tempos acabamos por nos tornar uma realidade esquecida, invisível aos olhos do poder público que acaba por marginalizar esses mesmos jovens que ficam a margem de seus direitos, sem poderem se tornar protagonistas da nova Colombo por falta de políticas públicas de Juventude. Percebendo que as juventudes acabaram por se tornar uma realidade esquecida pelo poder público, ou até mesmo ignorada.        

Percebemos que poucas são as proposições feitas para as juventudes e quando feitas na maioria das vezes não estamos sendo tomados como prioridade por isso vimos por meio desta revindicar a mudança de horário das sessões ordinárias que acontecem nas terças-feiras  ás 16:00 horas para as terças-feiras ás 19:00 onde poderemos assim acompanhar o que vem se legislando como um todo e principalmente para juventude. 

O atual horário não dá acesso á população para que possa exercer os papeis de cidadãos e construtor das políticas públicas que atendam a população. Vivemos numa democracia conquistada por muita luta social, não aceitamos retrocesso: os/as jovens, o povo, tem direito a participação, a revindicar, e manifestar insatisfações. E a resposta dos que nos representam, os governantes deve ser o dialogo que escuta a voz que vem das ruas, dos/das jovens, a voz da população que precisa de meios de participação que garantam o acesso na busca de atendimento às demandas que são apresentadas.

Seguimos e estamos presente em marcha, vamos as ruas, aonde for preciso para que ecoe a voz da juventude que fala que quer ser ouvida, que quer ter voz, ter vez, lugar.Jovens, adultos, religiosos/as organizados/as como Pastoral da Juventude em Colombo, vamos revindicar que queremos participar, que queremos políticas publicas de juventude.


Na luta pela vida, na luta por direitos, pelos sonhos que são sinais do Reino,

PAJUPA - Pastoral da Juventude Paroquial Pastoral da Juventude 



Nenhum comentário:

Postar um comentário