9 de maio de 2013

PAJUPA, é representada no Seminário Nacional da Campanha Contra Violência e Extermínio de Jovens


Nos dias 03,04 e 05 aconteceu em Taguatinga (DF) o Seminário Nacional da Campanha Contra Violência e Extermínio de Jovens que iniciou oficialmente na sexta-feira á noite com uma apresentação simbólica e muito forte que fazia memória a vários jovens que perderam sua vida. Em seguida composição da mesa com companheiros da caminhada da PJ (Pastoral da Juventude), já nesse primeiro momento foi feito menção a questão de como a PJ está diretamente ligada á defesa dos direitos da juventude e consolidação dos mesmos, sendo a PJ facilitadora e protagonista no processo de defesa da vida e de grande ousadia pela continuidade de todo o processo e campanha. Ainda no momento da mesa o companheiro Daniel da Secretaria de Desenvolvimento Social e transferência de renda, falou do grande desafio que a juventude tem enfrentado diante das realidades de violência que vem sofrendo. 


            No dia 04 iniciou-se cedo com um balanço de como a campanha está organizada pelo Brasil no qual em uma das falas após o balanço Carmem Lúcia afirma “Nós seguidores de Jesus não paralisamos diante da morte, ela não nós para, não é o fim, é preciso perceber os horizontes, olhar, planejar o caminho”. A construção do momento seguinte se deu pelo Secretário Nacional da PJ Thiesco Crisóstomoonde apresentou seis horizontes que foram usados no seminário para pensar a campanha, sendo esses os horizontes apresentados: violência e extermínio; redução da maioridade penal; violência e uso de drogas; aprisionamento e cárcere; segurança pública, educação e trabalho; e tráfico humano (prostituição e trabalho escravo).
No sábado ainda teve uma linda celebração dos mártires que marca essa caminhada forte de luta pela vida da juventude, foi feita a memória dos muitos que estão presentes nessa caminhada e que doaram suas vidas pelo reino, pela vida da juventude, em especial Pe. Gisley de Azevedo Gomes que foi assassinado em 2009 que era o então assessor do Setor Juventude da CNBB, que foi quem deu origem a frase de grande significado para toda a juventude que sofre as diversas violências:
“ Vamos Juntos Gritar, Girar o Mundo Chega de Violência e Extermínio de Jovens”


Encerrando o seminário no dia 05 domingo com momento de mística e com a certeza de em todos os cantos do mundo existem gritos fortes em defesa da juventude e o sonho de ver a Civilização do Amor acontecer.



               A nossa companheira Elisangela Hans dos Santos, coordenadora da PAJUPA, nos representou durante este final de semana e também gritou Chega de Violência Extermínio de Jovens!



Nenhum comentário:

Postar um comentário