Por Marcelo Furtado - Gazeta do Povo
Na segunda reportagem da Série Religião, o Gaz+ acompanhou o Dia Nacional da Juventude, comemorado pela Igreja Católica. Para essa turma, ainda existe muita gente disposta a promover a religião e mostrar sua força nas ruas
Fotos: Felipe Rosa/Gazeta do Povo
De acordo com pesquisas, eles parecem estar diminuindo ao longo dos anos. O Novo Mapa das Religiões, feito pela Fundação Getúlio Vargas a partir de dados do IBGE, mostra que entre jovens de 15 a 24 anos, mais de 17% deixaram de se declarar católicos entre 1991 e 2009. Entretanto, para quem continua atuando na Igreja, esse número não é um problema. “Não enxergo de maneira negativa. O importante é que fique quem realmente se compromete, e esse número só tem aumentado”, aponta Jaqueline de Conceição Belo, 22, que atua na Pastoral da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
“As pesquisas refletem os muitos jovens que já não participavam da Igreja, e que simplesmente começam dizer agora que não são mais católicos. Eles já não tinham envolvimento antes. Nós nos preocupamos com isso, mas, por outro lado, entre os jovens que participam efetivamente da Igreja, nós não temos percebido uma evasão”, diz o padre Alexander Cordeiro Lopes, do Setor da Juventude na Arquidiocese de Curitiba. De acordo com o padre, estima-se que 20% da comunidade católica da capital paranaense seja formada por jovens.
A irmã Carla Andréia Antonello, assessora estadual da Pastoral da Juventude, reforça o coro de que, a despeito dos números, os jovens católicos estão cada vez mais atuantes. “Existe uma juventude muito organizada, que quer mostrar a cara e fazer a diferença na sociedade”, afirma.
Um exemplo disso foi o Dia Nacional da Juventude (DNJ), realizado em Curitiba no último sábado (5). Mesmo dividindo a data com a Virada Cultural, a expectativa de público foi ultrapassada. Eram esperados 200 participantes, mas o número chegou a quase 700. Todos bastante animados, entoando hinos e discutindo o tema do evento deste ano: juventude e o protagonismo feminino. Além da festa na Catedral, os fieis fizeram uma caminhada pela cidade, com pausas para atrações culturais, como teatro e apresentações musicais.
Força das pastorais
Ligadas ao Setor Juventude da Igreja Católica, as Pastorais da Juventude (PJ) têm uma função importante para os jovens fieis. A partir de reuniões periódicas, permeadas por momentos de oração e reflexão, os participantes definem estratégias para buscar melhorias nas comunidades em que estão inseridos. “Estamos sempre seguindo o evangelho para conseguir uma transformação social, buscando mudar nossa realidade, denunciar injustiças e promover a vida, principalmente nos lugares onde às vezes o Estado é ausente”, explica Rodrigo de Andrade, 27 anos, que participa da PJ desde os 14 e hoje é um dos líderes da Pastoral da Juventude de Colombo.
Essa vivência também faz com que os laços de amizade entre os participantes fiquem cada vez mais fortes. “A PJ não forma grupos que se reúnem apenas na igreja. A gente sai junto, estamos sempre se encontrando”, diz Tailane Costa, 21.
Por conta disso, Rodrigo lembra que, entre os jovens fiéis, os preceitos católicos estão presentes em todos os momentos. “Seja protestando contra alguma coisa, seja festejando ou em uma roda de conversa entre amigos, a espiritualidade está sempre presente”, diz. Para Lourença Santiago Ribeiro, 32, o trabalho com as pastorais foi tão importante que influenciou, inclusive, o lado profissional. “Eu tenho meu mestrado, acabei indo para uma linha de pesquisa que tem muito a ver com o que eu vivencio na PJ.”
Jornada
Curitiba espera 30 mil jovens católicos em 2013
A 27ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) acontece no Rio de Janeiro, só em 2013. Mas Curitiba já se prepara para receber aproximadamente 30 mil jovens de todo o mundo, uma semana antes do evento. Tratam-se das Pré-Jornadas, em que os participantes visitam dioceses de outras cidades do país-sede, antes de partir para o evento de fato. Para o padre Alexander Cordeiro Lopes, do Setor de Juventude da Arquidiocese de Curitiba, a escolha do Brasil para receber a JMJ coloca a juventude em uma posição especial. “Sempre houve espaço para o jovem na Igreja, mas agora, com a convocação para realizarmos a Jornada Mundial da Juventude, a reflexão vem aumentando”, afirma.
Serviço:
Para mais informações da Jornada Mundial da Juventude em Curitiba, visite o sitewww.jmjcuritiba.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário